Chapo leva esperança para juventude de Niassa

Chapo leva esperança para juventude de Niassa

O secretário-geral e candidato da Frelimo, Daniel Chapo, esteve na Província de Niassa onde visitou os Distritos de Cuamba e Mecanhelas para da revitalizar as bases, no âmbito da preparação das Eleições Presidenciais, Legislativas e das Assembleias Provinciais, marcada para 09 de Outubro próximo. O ponto de entrada de Daniel Chapo à província mais extensa do país foi o Distrito de Cuamba, onde teve um discurso virado para a juventude. Segundo ele, caso ganhe as eleições, a sua maior aposta vai ser na juventude porque esta camada social tem sido a força motriz do país, desde a luta pela Independência Nacional. Recordou que foram jovens que uniram-se e garantiram a libertação do país diante do jugo colonial. Hoje, segundo Chapo, numa mensagem que levou aos distritos de Cuamba e Mecanhelas, as preocupações dos jovens são outros e diz conhecer todos eles. Começou por falar do desemprego que apoquenta boa parte da juventude moçambicana. Disse que vai trabalhar para que haja emprego e explicou quais as aposta que vai fazer.

“Niassa é uma das províncias mais produtoras de Moçambique. É uma terra abençoada que basta cair uma semente, ela dá frutos. Por isso para nós criarmos empregos para a juventude o que vamos é trazer grandes investimentos para a área da agricultura, isto é, pessoa que não só vão fazer agricultura de subsistência que é aquela serve para comermos e vender o excedente, mas vamos fazer agricultura mecanizada e agricultura comercial”, começou por explicar.
Acrescentou que as grandes farmas que serão criadas vão dar empregos para jovens o que vai permitir não só produzir em quantidade mas também em qualidade.
“ Para isso temos que montar indústrias e nas indústrias os nossos jovens vão ter emprego porque o processamento de macadamia, do feijão, da batata, de castanha, de maçaroca, de milho e tantas outras que Niassa produz e vai produzir em muita quantidade vai precisar de mão-de-obra e a mão-de-obra é jovens e mulheres de Cuamba e jovens e mulheres de Niassa”, explicou.
Paralelamente, Chapo disse que vai apostar na formação técnico profissional dos jovens o porque para além de saberem escrever e ler deve ter habilidades de saber fazer.
“Para os jovens para além da linha de financiamento, para além da formação técnico profissional, para além do emprego, vamos apostar na ciência, tecnologia e inovação”,
disse.

Post Your Comment

Daniel Francisco Chapo, candidato da Frelimo para as eleições presidenciais de 09 de Outubro próximo.
LINKS
CONTACTOS
pt_PTPortuguese