ESTAMOS A AFINAR A MÁQUINA PARA VITÓRIA
O Secretário-geral da Frelimo e Candidato Presidencial, Camarada Daniel Chapo, esteve em actividades de pré-campanha na província da Zambézia, no âmbito da preparação das eleições presidenciais, legislativas e das Assembleias Provinciais.À sua chegada a Quelimane, capital provincial da Zambézia, o candidato da Frelimo foi recebido pelos membros do partido naquele ponto do país que o aguardava. Usando da palavra, Daniel Chapo começou por agradecer às centenas de membros que afluíram em massa para o saudar.O Candidato Daniel Chapo explicou que estava na Zambézia para trabalhar por dois dias, com o objectivo de afinar a máquina da Frelimo para a vitória de Outubro próximo. Daniel Chapo disse que estava na Zambézia para preparar a vitória em todos os sentidos, e que vai trabalhar com os órgãos do partido a todos níveis, que trabalham dia e noite para vitória da Frelimo. Reafirmou o seu compromisso para com o desenvolvimento da província da Zambézia, uma vez que aquela província está no seu coração.No seu discurso, Daniel Chapo falou da agricultura, e explicou que a província possui as terras mais aráveis do país, rios e todas condições para desenvolver agricultura. Segundo ele, Zambézia é terra de arroz, mathago, peixe, camarão, entre outros produtos de valor imensurável. A Frelimo no seu manifesto aprovado na última sexta-feira pelo Comité Central, segundo Daniel Chapo, prevê desenvolver a agricultura, e na Zambézia, por exemplo, pretende instalar indústrias que vão processar os diversos produtos agrícolas e não só, o que vai assegurar emprego para jovens.
O candidato falou do combate à corrupção, que faz mal a todos nós. Afirmou que o dinheiro que devia construir mais infra-estruturas sociais é desviado para uma ou um grupo de pessoas, prejudicando a maioria. Para ele, esta prática faz mal à nossa sociedade e é preciso combater os corruptos e os corruptores. Segundo o camarada Daniel Chapo não podemos achar normal uma mãe ir ao hospital e para dar parto ter que subornar a parteira, ou os jovens tenham que pagar para ter emprego.
Acrescentou que vai continuar a trabalhar no desenvolvimento da indústria, do comércio e na assistência aos idosos que merecem nosso respeito e consideração. “Não podemos chamar aquele que nos nasceu de feiticeiro ou feiticeira, e se fizermos isso hoje, como jovens, os nossos filhos nos farão no futuro”, disse Chapo tendo na ocasião ter assegurado que vai continuar a pagar subsídio básico aos idosos a tempo e horas.
da República, os deputados da Assembleia da República, os membros das assembleias provinciais e a Frelimo deve repetir a vitória das últimas eleições.
“Na lista dos membros candidatos à Assembleia Provincial existe o cabeça de lista, o camarada Pio Matos, e ao votar na Frelimo estamos a votar nele”, apresentou o cabeça de lista aos presentes e deu a palavra para saudação.