Realizações - Daniel Chapo

REALIZAÇÕES

ALGUMAS REALIZAÇÕES DE REALCE

O Chefe do Estado, Filipe Nyusi, testemunhou recentemente a competência de Chapo, afirmando que apesar de ter ficado por seis meses em frente dos destinos do distrito de Palma, granjeou simpatias naquele ponto do país, ao ponto do Presidente da República ter sido questionado, se eles não mereciam ter alguém com o seu perfil a governar-lhes.

Durante os últimos oito anos (2016 a 2024) como governador de Inhambane, Chapo conduziu a província a ser a primeira no país a completar a implantação de bancos em todos distritos, no quadro da iniciativa presidencial “Um Distrito, Um Banco”. Este trabalho foi concluído em Maio de 2019.

Foi no seu consulado e sob sua liderança, que a província de Inhambane organizou duas conferencias internacionais de investimentos, bem como fóruns distritais de desenvolvimento em todos os distritos, facto que catapultou a economia local com atracão de investimento nacional e estrangeiro em diversos projectos estruturantes que asseguraram emprego a mão de obra local.

1999 – Daniel Francisco Chapo, por forma a dar continuidade com os estudos mudou-se para Maputo, cidade capital do país onde ingressou na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a maior e mais antiga instituição do ensino superior do país.

Já em Maputo, Daniel Francisco Chapo foi integrado na Televisão Miramar como resultado da sua colaboração com a Rádio Miramar na Beira. Na sede daquela estação televisiva, Daniel Chapo foi destacado repórter e apresentou um programa televisivo denominado “A Voz do Povo”.

Em 2004 concluiu o nível de licenciatura em Direito, porém continuou a investir nos estudos, tendo feito no mesmo ano o curso de Conservador e Notariado no Centro de Formação Jurídica e Judiciária da Matola, na província de Maputo.

Em 2005 foi destacado Conservador e Notário na Cidade de Nacala-Porto, na província de Nampula, iniciando assim a sua carreira profissional nesta área até 2009.  A convite da Universidade Pedagógica Delegação de Nampula, extensão de Nacala-Porto, em 2009 Daniel Chapo foi Professor naquela instituição de ensino superior, tendo lecionado as cadeiras de Direito Constitucional e Ciências Políticas.

Mesmo com a agenda pressionada devido ao cargo de Administrador de Distrito, Daniel Chapo decidiu dar continuidade aos seus estudos, desta vez para o nível de mestrado no curso de Gestão de Desenvolvimento na Universidade Católica de Moçambique em Nampula, no ano de 2014. Nesta mesma altura estagiou na Ordem dos Advogados de Moçambique onde é membro número 544, onde viria a suspender voluntariamente por incompatibilidade de funções.

Em 2015, Daniel Chapo é nomeado Administrador do Distrito de Palma na Província de Cabo Delgado. Sua missão em Palma durou pouco tempo pois foi nomeado em 2016, pelo Presidente Filipe Jacinto Nyusi, ao cargo de Governador de Inhambane.

Em Abril de 2019, o parlamento moçambicano aprovou um novo pacote legislativo, que passou a determinar que os governadores provinciais passavam a ser eleitos. Nesse âmbito, Daniel Chapo foi cabeça-de-lista da Frelimo em Inhambane e o partido ganhou as eleições de Outubro de 2019, tornando-se o primeiro governador eleito naquela província.

Daniel Chapo é Casado com a Senhora Gueta Selemane Chapo, com quem tem 3 filhos. Daniel Chapo é praticante de Basquetebol e Futebol 11.

Daniel Chapo fala fluentemente Xisena, Xindau, Xitsua, Português e Inglês. Caso vença as eleições agendadas para 9 de Outubro, próximo, tornar-se-á no quinto presidente de Moçambique independente, depois de Samora Machel, Joaquim Chissano, Armando Guebuza, e Filipe Nyusi.

Com a sua direcção a população da Província de Inhambane deixou de pedir comida nos comícios populares passando a pedir infraestruturas de desenvolvimento tais como, vias de acesso, escolas, fontes de abastecimento de água, rede de telefonias móveis, hospitais assim como insumos agrícolas.

Nesta linha de desenvolvimento, Daniel Francisco Chapo lutou bastante para que Inhambane deixasse de ser a Província mais pobre do país, passando a ombrear com a província de Gaza como uma das mais criadoras de gado bovino, e a capital das realizações de eventos nacionais e internacionais, tais como Campeonato Africano de Futebol de Praia, a realização da II conferência “Crescendo Azul”, e recentemente a realização da III edição do “Encontro Nacional da Associação dos Motardes da Pérola do Indico”, tendo reunido Motardes de todas províncias, da região da SADC e de Portugal.    

Também pode se destacar no consulado de Daniel Chapo, as seguintes realizações:
  • Asfaltada a estrada Homoine/Panda num troço de cerca de 50km;
  • Reabilitado troço Pambara/Save ao longo da Estrada Nacional n1, num percurso de 200km;
  • Em curso a construção da nova ponte sobre o Rio Save;
  • Construído hospital distrital de Jangamo, e em curso a construção dos hospitais distritais de Massinga e o da Maxixe;
  • Construídos mais duas casas de espera para mulher grávida nos distritos de Vilankulo e Morrumbene;
  • Construídos sistemas de abastecimentos de água em quase todos distritos;
  • Edificadas agências bancárias em todos distritos da província de Inhambane;
  • Em curso a expansão da rede escolar, com a construção de escolas secundárias nas sedes dos postos administrativos;
  • Entrada em funcionamento de grandes projectos de investimentos para o sector agrário na região Norte da província;
  • Construídos centros de saúde de Chipole no distrito de Zavala, Chizapela em Homoine, Murrie e Guigobane em Morrumbene, Tevele na Massinga;
  • Em construção do centro de saúde de Cupo no distrito de Funhalouro
  • No concernente ao abastecimento de água potável nas zonas rurais, durante o período em análise, foram construídos 5 novos furos de água correspondente a uma execução de 6,7%, nos Distritos de Zavala (2) e Massinga (3);
  • Foram também construídos 10 Sistemas de Abastecimento de Água nos Distritos de Zavala (3), Jangamo (2), Morrumbene (1), Massinga (2), Vilankulo (1) e Inhassoro (1), igualmente foram reabilitados 5 Sistemas de Abastecimentos de Agua Rural no Distrito de Panda (1), Homoíne (2), Inhassoro (1) e Govuro (1);
  • Construídas Escola Secundária de 25 de Setembro de Quissico; escolar Secundária de Chicomo na Massinga, em curso a construção da escola Secundária de Mapanguela na Localidade Guma no distrito de Massinga;
  • Entrada em funcionamento de 6 escolas primárias;
  • Aprovados 7 projectos cujo valor total de investimento é de 9.413,6 Milhões de USD que corresponde a 10,5% de execução do plano, com perspectiva de criação de 249 postos de emprego para trabalhadores nacionais;
  • Entrada em funcionamento do regadio de Chimunda que vai impulsionar o processo de produção de comida na zona norte da província e criar emprego no seio da população;
  • Reconstruída a ponte cais de Morrumbene que vai garantir segurança no transporte de pessoas e bens;
  • Actualmente, todas as sedes distritais de Inhambane têm sistemas de abastecimento de água (SAA), faltando o distrito de Govuro, onde já foi lançada a primeira pedra para a construção em Doane. Para os locais onde não há um curso de rios por perto, foram implantadas represas de retenção de água. O exercício foi feito com vista a minimizar a escassez deste líquido precioso no seio das populações;
  • Ainda no capítulo de infra-estruturas, destaca-se a importância da sua liderança para a asfaltagem da estrada de Homoine/Panda, uma via de extrema relevância no desenvolvimento da província; implantação de redes de telefonias em todos postos administrativos; construção de unidades sanitárias nas sedes das localidades; bem como a edificação do hospital distrital de Jangamo;
  • Com o intuito de promover a cultura, turismo e gastronomia, considerando o grande potencial turístico de Inhambane, Chapo liderou a realização anual do festival do Tofo, e Timbila. Implementou os festivais de Mpabe (peixe) no distrito de Inhassoro, Macamba (camarão) em Govuro. Houve, ainda, festivais de Závora, em dois pontos diferentes desta região.
Daniel Francisco Chapo, candidato da Frelimo para as eleições presidenciais de 09 de Outubro próximo.
CONTACTOS
pt_PTPortuguese