DANIEL FRANCISCO CHAPO
Nasceu a 06 de Janeiro de 1977, no Posto Administrativo de Inhaminga, distrito de Cheringoma, na província de Sofala. Filho de Francisco Chapo (falecido) e de Helena dos Santos Chiremba, Daniel Chapo é o sexto filho de uma família de 10 irmãos, e professa a religião cristã.
Seu pai, era funcionário dos Caminhos de Ferro de Moçambique e sua mãe é doméstica. Devido ao conflito armado, a família Chapo viu-se obrigada a sair de Inhaminga para o distrito de Dondo. Foi em Dondo, onde Daniel Chapo teve a sua infância e fez o ensino primário na Escola Primária Josina Machel.
1996 – Daniel Francisco Chapo concluiu a 10.ª classe na Escola Secundária de Dondo, depois seguiu para Cidade da Beira, onde concluiu o nível médio na Escola Secundária Samora Machel. Enquanto frequentava o segundo ciclo do ensino secundário na mesma Cidade, Daniel Chapo foi Locutor na Rádio Miramar e apresentava programa desportivo entre 1997 – 1999.
1999 – Daniel Francisco Chapo, por forma a dar continuidade com os estudos mudou-se para Maputo, cidade capital do país onde ingressou na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a maior e mais antiga instituição do ensino superior do país.
Já em Maputo, Daniel Francisco Chapo foi integrado na Televisão Miramar como resultado da sua colaboração com a Rádio Miramar na Beira. Na sede daquela estação televisiva, Daniel Chapo foi destacado repórter e apresentou um programa televisivo denominado “A Voz do Povo”.
Em 2004 concluiu o nível de licenciatura em Direito, porém continuou a investir nos estudos, tendo feito no mesmo ano o curso de Conservador e Notariado no Centro de Formação Jurídica e Judiciária da Matola, na província de Maputo.
Em 2005 foi destacado Conservador e Notário na Cidade de Nacala-Porto, na província de Nampula, iniciando assim a sua carreira profissional nesta área até 2009. A convite da Universidade Pedagógica Delegação de Nampula, extensão de Nacala-Porto, em 2009 Daniel Chapo foi Professor naquela instituição de ensino superior, tendo lecionado as cadeiras de Direito Constitucional e Ciências Políticas.
Em 2009 como fruto do seu trabalho e engajamento político, foi nomeado Administrador do Distrito de Nacala-a-Velha, onde impulsionou a criação de oportunidades de emprego para jovens, sem discriminação, bem como articulou a instalação de investimentos de grande envergadura.
Mesmo com a agenda pressionada devido ao cargo de Administrador de Distrito, Daniel Chapo decidiu dar continuidade aos seus estudos, desta vez para o nível de mestrado no curso de Gestão de Desenvolvimento na Universidade Católica de Moçambique em Nampula, no ano de 2014. Nesta mesma altura estagiou na Ordem dos Advogados de Moçambique onde é membro número 544, onde viria a suspender voluntariamente por incompatibilidade de funções.
Em 2015, Daniel Chapo é nomeado Administrador do Distrito de Palma na Província de Cabo Delgado. Sua missão em Palma durou pouco tempo pois foi nomeado em 2016, pelo Presidente Filipe Jacinto Nyusi, ao cargo de Governador de Inhambane.
Em Abril de 2019, o parlamento moçambicano aprovou um novo pacote legislativo, que passou a determinar que os governadores provinciais passavam a ser eleitos. Nesse âmbito, Daniel Chapo foi cabeça-de-lista da Frelimo em Inhambane e o partido ganhou as eleições de Outubro de 2019, tornando-se o primeiro governador eleito naquela província.
Daniel Chapo é Casado com a Senhora Gueta Selemane Chapo, com quem tem 3 filhos. Daniel Chapo é praticante de Basquetebol e Futebol 11.
Daniel Chapo fala fluentemente Xisena, Xindau, Xitsua, Português e Inglês. Caso vença as eleições agendadas para 9 de Outubro, próximo, tornar-se-á no quinto presidente de Moçambique independente, depois de Samora Machel, Joaquim Chissano, Armando Guebuza, e Filipe Nyusi.